domingo, 19 de novembro de 2017

Edição de esboços e de extrusões



Criação de esboços em cima de peças tridimensionais/edição de extrusões

Abrir o arquivo “peça de xadrez em construção.ipt”

Arredondar arestas de uma peça: No separador “modelo 3D” clicar no botão “Arredondamento”. Clicar nos vários circulos da peça para arredondar as arestas da peça. Fazer isso em todas menos no círculo da parte de cima da peça.

Escavar uma forma cilíndrica na parte superior da peça: No separador “Modelo 3D” clicar no botão “Criar esboço 2D” (o ponteiro do rato muda para uma espécie de folha de papel e um lápis)

Clicar na face superior da peça para dar início ao esboço. Passamos a ver a peça em vista superior (por vezes ficam a amarelo as arestas projetadas da peça anteriormente desenhadas. Se não precisarmos dessas arestas/linhas amarelas podemos apagá-las se as selecionarmos e usarmos o botão “delete” do teclado).

Desenhar um círculo com 25 mm na parte superior da peça.

Clicar no botão “Encerrar esboço” para regressar à vista do modelo em 3D.

No separador “Modelo 3D” clicar no botão “Extrusão”. Só é possível criar a extrusão se o esboço feito na face da peça for uma forma fechada.

No menu de extrusão que aparece confirmar se está selecionada a opção “Unir” e clicar no botão OK (símbolo de visto verde)

Em caso de erro é possível editar as extrusões e os esboços anteriormente feitos indo ao navegador e clicando duas vezes no símbolo de “extrusão” ou de “esboço” correspondente.

Escavar as “ameias” da torre: Voltar a clicar no botão “criar esboço 2D”. Clicar na parte de cima da peça e desenhar no esboço a forma apresentada na imagem abaixo.

No separador esboço existe um botão chamado “construção” que permite desenhar linhas auxiliares que ficam a traço interrompido e que não afetam a forma da peça quando fazemos a extrusão.

Clicar no botão “Encerrar esboço” para regressar à vista do modelo em 3D.

No separador “Modelo 3D” clicar no botão “Extrusão”. Clicar nas várias partes (nos vários triângulos) que se pretendem escavar na parte superior da peça) aguentando a tecla “shift”.

Realizar uma extrusão de 5 mm para baixo. Clicar no botão Ok para finalizar.

Gravar a peça com o seu nome no ambiente de trabalho.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Tutorial cotagem, anotações. tabelas e balões de referência


Tutorial – Anotações

Abra o documento de desenho com o nome “exercicio anotacoes e cotas”.
No separador “anotar” clique no botão “cota geral” (ou atalho D) e anote todas as cotas indicadas no desenho fornecido (no total são nove medidas sendo duas correspondentes a diâmetros e duas a raios de circunferências). Para anotar uma cota clique nos dois pontos extremos da medida e arraste para o lado.
No separador “anotar” clique no botão “marca de centro” e clique em todos os centros de circunferências para representar a traço misto a indicação dos centros das circunferências.
No separador “anotar” clique no botão “linha de centro” e represente a linha de centro (eixo de simetria) nas vistas lateral esquerda e lateral direita.
No separador “anotar” clique no botão “texto da chamada de detalhe” e anote a indicação da esfera que existe na peça.
No separador “anotar” clique no botão “balão de referência” e indique a parte da peça que está assinalada com a letra A. Para substituir o número 1 pela letra A deve clicar duas vezes no centro do balão e no campo “Item” escrever letra A.
No separador “anotar” clique no botão “tabela”. Clique duas vezes na tabela para editar o número de linhas e colunas para o que deseja. Preencha a tabela com texto aleatório.
Arraste a tabela e as outras anotações de forma a todo o desenho ficar claro, dentro das margens e sem sobreposições.

Preencha o campo “desenhador” na legenda com o seu nome e grave o trabalho, tamb+em com o seu nome, no formato pdf